O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta quinta-feira (5), uma sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal, com o tema “Olhando para o passado e pensando o futuro”.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, comandou o evento que reuniu autoridades, estudiosos e professores especialistas em Direito Constitucional que debateram sobre a importância da Carta Magna na história do Brasil.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

“Percorremos um longo caminho na interpretação da Constituição de 1988, procurando empurrar a história na direção do reconhecimento dos direitos fundamentais e da igualdade de todas as pessoas de uma maneira geral”, declarou Barroso.

O ministro reiterou que as instituições estão em acordo de que não existem poderes hegemônicos. “Todos vivemos em parceria institucional pelo bem do Brasil, como deve ser a vida democrática”.

A mesa foi composta pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. 

Alckmin falou da importância da Constituição e ressaltou a igualdade para todos. “Não houve um só segmento da sociedade brasileira que não tenha sido ouvido”.

Pacheco disse que “no contexto da separação dos Poderes, o STF é peça fundamental na defesa e na preservação da nossa jovem e já tão testada democracia”.

Lira, disse que a Constituição, além de garantir aos brasileiros a cidadania, a dignidade, o pluralismo político e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, “nesses 35 anos, o Poder Legislativo, refletindo a pluralidade da sociedade brasileira, aprimorou o texto de nossa Constituição com várias emendas, mas sem jamais desvirtua-la em sua essência”.

Completaram a mesa o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho.

Veja o vídeo publicado pelo Supremo Tribunal Federal na rede social X:

O presidente Lula, que ainda se recupera da cirurgia no quadril e pálpebras, comentou, na rede social X, sobre os 35 anos de promulgação da CF/88:

RELACIONADAS

+ STF reconhece direitos de gestantes na Administração Pública