A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) protocolou, nesta quinta-feira (5), requerimento de solicitação de convocação para que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, explique sobre o empréstimo à Argentina, às vésperas da eleição, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

“É preciso contextualizar o momento em que se deu a operação, que pode parecer trivial dentro das relações econômicas internacionais. A Argentina está a menos de 1 mês de concluir o processo eleitoral que definirá o próximo Presidente da República”, justificou Bia Kicis.

No último dia 25 de agosto, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) concedeu empréstimo de U$1 bilhão à Argentina e o Brasil, que é o maior participante no capital do banco, requereu o aval da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. 

“Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, o assentimento teria se dado após interferência direta do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”, aponta o requerimento.

O atual presidente argentino, Alberto Fernández, precisava do empréstimo para pagar o Fundo Montário Internacional (FMI), que liberaria um desembolso de US$ 7 bilhões. No entanto, a Argentina, que passa por uma crise econômica, já havia excedido seu limite de crédito.

RELACIONADAS

+ Lula facilita empréstimo de US$ 1 bilhão à Argentina