O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi convocado por parlamentares a prestar esclarecimentos sobre vários temas, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Foram apresentados mais de 18 requerimentos de solicitação para que Dino compareça nesta terça-feira (10) à Câmara dos Deputados.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

De acordo com o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor de um dos requerimentos, o ministro da Justiça deve explicar sobre um vídeo que circula nas redes, noticiado pelo Poder 360, em que Dino abraça o Ministro André Fufuca em sua posse como o novo Ministro do Esporte, no último dia 13 de setembro, e fala: “Dinheiro eu não tenho, mas aquela polícia eu tenho”.

O parlamentar também pede que o ministro explique sobre o corte de cerca de R$708 milhões da verba destinada ao enfrentamento da criminalidade e do desenvolvimento de políticas de segurança pública no Orçamento de 2024, um montante que representa 31,5% destes recursos.

O deputado Gilvan da Federal (PL-ES), também justificou em seu requerimento que Dino deve esclarecer sobre a fala do dia 13 de setembro e disse que “é claro e evidente que há um abuso de poder por parte do Ministro da Justiça e Segurança Pública, praticando um desvio de finalidade no que diz respeito às atribuições da Polícia Federal”.

Os deputados Hélio Lopes (PL-RJ) e Sargento Gonçalves (PL-RN) alegaram que Dino deve esclarecer acerca do descumprimento da requisição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas do 8 de janeiro, para fornecimento de imagens do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mesmo após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É inaceitável que o órgão máximo do Poder Executivo, responsável pela garantia e preservação da segurança e da ordem pública, se omita a ponto de deixar que imagens imprescindíveis para a investigação de fatos de tal importância sejam simplesmente apagadas por falta de espaço de armazenamento”, explicou o deputado Helio Lopes.

A sessão está marcada para às 9h, no Plenário II.

RELACIONADAS

+ Por decisão do STJ, Dino não precisa fornecer mais imagens do 8/1

+ Dino e Fávaro serão convidados a prestarem esclarecimentos em comissão