O Brasil foi eleito nesta terça-feira (10) para participar do Conselho de Direitos Humanos da ONU durante dois anos, entre 2024 e 2026.  

Em seu perfil no X (antigo twitter), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil recebeu 144 votos para integrar o Conselho.  

“A eleição pelos demais estados membros da ONU reflete o reconhecimento do compromisso brasileiro com os direitos humanos.” disse o MRE.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

47 países compõe o grupo criado em 2006, uma de suas funções é promover e proteger os direitos humanos em todo o mundo.  

Em nota, o Itamaraty informou que deve trabalhar pela maior “eficiência do Conselho de Direitos Humanos e buscará fortalecer o papel do órgão na prevenção e no enfrentamento das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos, com ênfase no diálogo construtivo e na cooperação internacional.” 

Conselho de Segurança  

Atualmente, o Brasil está na presidência do Conselho de Segurança da ONU que é composto por 15 países, 5 deles são integrantes permanentes e os outros dez possuem assentos não permanentes.  

Assim que o Brasil assumiu o órgão, o MRE publicou um comunicado que temas como as situações na Colômbia, Iêmen, Somália, Saara Ocidental e da Região dos Grandes Lagos, na África, devem ser pautados.  

Porém com os ataques terroristas do Hamas contra Israel, uma reunião emergencial foi convocada no domingo (9).  

Uma nota divulgada pelo governo brasileiro afirmou que o Brasil reitera o compromisso com a solução de dois Estados, “com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”. 

Até o momento o governo confirmou a morte de dois brasileiros em Israel, ambos estavam em um festival próximo da faixa de gaza.

RELACIONADAS

+ Conflito Israel e Palestina: ONU critica cerco em Gaza e denuncia Hamas

+ Brasil toma posse da presidência do Conselho de Segurança da ONU