De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Embaixada da Palestina, em Brasília, tem sido alvo de fake news ao apontar que a sede seria uma base do Hamas no Brasil.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Situada no Setor de Embaixadas Norte, a Embaixada da Palestina tem um espaço ocupado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), órgão de autogoverno dos palestinos estabelecido pelo Acordo Gaza-Jericó, que trata de ajustes de segurança, assuntos civis, temas legais e relações econômicas.

Segundo o Governo Brasileiro, os palestinos têm o apoio da ANP para exercer funções de Governo e de Estado, sob o comando do partido palestino laico, Fatah, que é opositor ao Hamas. A Secretaria informa ainda que é inverídico que o Governo Brasileiro tenha doado dinheiro para o Hamas e que o assunto já foi explicado no canal Brasil Contra Fake.

No Brasil Contra Fake foi divulgado também, na segunda-feira (9), que o Brasil não financiou o Hamas com a doação de R$25 milhões à ANP. A operação foi debatida e teve a aprovação pelo Congresso Nacional em 2009, sendo efetivada em 2010, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Governo Federal reitera que condena as ações e convocou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da situação na Faixa de Gaza.

O Itamaraty mantém canais de assistência para brasileiros na zona de conflito e publicou na rede social X mais informações:

RELACIONADAS

+ Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança para tratar da Palestina