Um grupo de 32 brasileiros está nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza, aguardando autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e se deslocar até o aeroporto do Cairo. Eles serão trazidos no avião VC-2, da Presidência da República, que tem capacidade para 40 passageiros. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Planalto divulgou nota agora há pouco, nesta tarde de domingo (15), e informou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negociam a abertura da fronteira há uma semana, para resgatar os brasileiros que estão na zona de guerra.

No grupo estão 22 brasileiros, 7 palestinos com residência no Brasil e 3 palestinos que estão com parentes. Todos estão recebendo abrigo, transporte e alimentação do Governo Brasileiro. 17 crianças, 9  mulheres e 6 homens estão sendo acompanhados por psicólogo.

De acordo com o Planalto, “todos têm recebido acompanhamento psicológico, por profissional palestina contratada em Gaza, pelo escritório de representação do Brasil junto à autoridade palestina”.

O avião presidencial chegou em Roma, na Itália, na sexta-feira (13) e aguarda autorização de trâmites diplomáticos com Egito, Israel e Palestina para que os brasileiros cruzem a fronteira com segurança e a aeronave embarque do Egito para o Brasil.

RELACIONADAS

+ Senado convoca ministros das Relações Exteriores e Defesa Nacional

+ Pousou neste domingo no Brasil, o quinto voo de repatriados