O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), se reúne nesta segunda-feira (16), em Nova York, para retomar as discussões sobre o aumento do conflito entre Israel e o grupo terrorista do Hamas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
No início de outubro, o Brasil assumiu pelo período de um mês, a presidência do Conselho de Segurança. Entre os temas que o país vai defender, o principal é a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos.
O Conselho é a instituição responsável por zelar pela paz mundial. Formado por 15 membros, têm cinco que são permanentes e com poder de veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.
O governo brasileiro apresentou uma proposta de resolução alternativa no Conselho de Segurança da ONU, na qual sugere a criação de um corredor humanitário em Gaza e um cessar-fogo para permitir o atendimento de civis na região.
A medida é uma alternativa ao plano apresentado pelo governo russo, cuja proposta também tinha como objetivo criar uma área para que civis fossem resgatados, mas não citava o Hamas e nem condenava o grupo fundamentalista islâmico.
Para os governos americano, britânico e aliados ocidentais, não tem como aprovar a resolução desta forma. Por sua vez, o governo de Vladimir Putin não aceitou abrir uma negociação.
RELACIONADAS
+ Oriente Médio está próximo de uma catástrofe, diz ONU
+ Reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem acordo
+ Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir guerra no Oriente Médio