Uma nova aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta segunda-feira (16), à tarde, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro rumo a Tel Aviv, em Israel. Estão no voo dois médicos, duas psicólogas e duas enfermeiras que atuarão no transporte seguro dos repatriados das áreas de conflitos em Israel.
A nova fase da operação Voltando em Paz, do Governo Federal, vai repatriar brasileiros que estão na região do conflito e também levar assistência humanitária ao Oriente Médio.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
De acordo com o Planalto, estão sendo transportados 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.
Os objetos serão descarregados em Roma, onde se somarão a outros 5 purificadores transportados pela aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, que aguarda desde sexta-feira (13) autorização do governo egípcio para abertura da fronteira. Os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia.
De Roma, os purificadores, kits com medicamentos e insumos de saúde, seguirão para o Egito. O retorno para o Brasil do KC-30 está previsto para quinta-feira (19).
O Ministério da Saúde (MS) informou que cada kit de assistência humanitária é composto por anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas. São 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais.
RELACIONADAS
+ Viera se reúne com Lula para debater repatriação de brasileiros
+ Brasileiros recebem auxílio psicológico ao retornarem de Israel
+ Oriente Médio está próximo de uma catástrofe, diz ONU
+ Governo já repatriou 916 pessoas na operação Voltando em Paz