O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, participou, nesta segunda-feira (16), do primeiro Fórum Bioinsumos no Agro, em São Paulo, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), CropLife Brasil e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O Brasil é referência mundial na utilização de defensivos agrícolas biológicos no campo e conta com mais de 600 produtos comerciais registrados no Mapa. Segundo a pasta, neste ano, é esperado o registro de mais 100 novos produtos de base biológica. Além disso, o país já ocupa a primeira posição dos que mais adotam a tecnologia em biocontrole e biofertilizantes.
O Ministério já possui iniciativas importantes, como a Rede de Inovação de Bioinsumos e a parceria com a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), para o desenvolvimento de novos produtos, e o Programa Nacional de Bioinsumos, para a promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Além disso, tem desenvolvido a Rede de Inovação em Bioinsumos.
Fávaro destacou que “os bioinsumos terão grande papel no nosso futuro de desenvolvimento, e isso se faz por meio da ciência, de grandes debates e inclusão de tecnologias, sabendo onde queremos chegar porque o Brasil tem competência para isso”.
“Essa é a revolução brasileira, galgada na sustentabilidade, no respeito ao meio ambiente e vamos crescer muito mais por isso”, concluiu o ministro.
RELACIONADAS
+ Dino e Fávaro serão convidados a prestarem esclarecimentos em comissão
+ Ministros focam na sustentabilidade para o desenvolvimento