Ícone do site Portal Norte

Ex-diretor da ABIN ligado a Ramagem é nomeado coordenador da Polícia Federal

Sede da Polícia Federal, em Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sede da Polícia Federal, em Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, nomeou no início de outubro o ex-braço direito de Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para uma função de coordenação na Polícia Federal (PF).

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho será o coordenador do Comando de Avianção Operacional, ligado à Diretoria-Executiva da corporação. Durante o antigo governo, ele ocupava a chefia do Centro de Inteligência Nacional (CIN), que era apontada como uma “Abin paralela”.

Antes de ser diretor-adjunto da Abin, Coelho ocupou cargo de assessor especial na Secretaria de Governo da Presidência.

A nomeação para o cargo ocorreu pouco antes da PF dar início à investigação de esquema ilegal de espionagem para invasão em massa de computadores, que aconteceu durante comando de Ramagem. Desde o início da operação, três diretores suspeitos foram exonerados.

O software teria sido utilizado contra jornalistas, políticos e adversários de Bolsonaro sobretudo na gestão de Ramagem à frente da Abin.

A Polícia Federal informou que o delegado “tem larga experiência profissional e é piloto formado pela Coordenação do Comando de Aviação Operacional”.

Ainda segundo a PF, ele foi lotado na Coordenação entre 2006 e 2013, tendo exercido cargos de chefia no período.

RELACIONADAS

+ Polícia Federal começa a analisar dados de celulares apreendidos

+ Abin: três diretores afastados em operação devem ser exonerados

Sair da versão mobile