Ícone do site Portal Norte

Alexandre de Moraes concede liberdade a homem que ameaçou políticos de esquerda

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante solenidade -Foto Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante solenidade -Foto Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu na última sexta-feira (27), liberdade provisória a Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, homem que ameaçou Lula e ministros da Corte em vídeos publicados nas redes sociais.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Moraes, não há mais motivos para manter a prisão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado a favor da revogação da prisão.

“No presente momento, com as diligências realizadas e como salientado pela PGR, não há razões para a manutenção da medida cautelar extrema, cuja eficácia já se demonstrou suficiente, podendo ser eficazmente substituída por medidas alternativas”, escreveu o ministro na decisão.

O magistrado ainda determinou o envio do processo à Polícia Federal (PF) para que, em 30 dias, apresente relatório final da investigação.

Rejane terá que usar tornozeleira eletrônica, comparecer ao juízo da execução penal toda segunda-feira e está proibido de deixar o país, de ter posse de arma de fogo e de utilizar redes sociais.

Segundo a Polícia Federal (PF), que solicitou a Moraes a prisão, ele utilizava canais e perfis das redes sociais para cooptar apoiadores com o fim de “caçar” e de “praticar ações violentas dirigidas a integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico e a ministros do Supremo”.

Entenda o caso

O influenciador foi preso em julho de 2022, após publicar mensagens nas quais ameaçou e sugeriu “mandar pra vala” integrantes do STF e políticos de esquerda, a exemplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas redes sociais, Ivan se intitula “Terapeuta Papo Reto”. Ele mantinha um canal no YouTube, e fazia publicações com ameaças a políticos como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT.

“Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente pro Lula: o desgraçado põe o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você, seu vagabundo do c***, picareta, filho da p***. Anda com segurança até o talo, que nós da direita vamos começar a caçar você, essa Gleisi Hoffmann, esse Freixo frouxo do c***”, disse, em um dos vídeos.

Ivan também xingou ministros do STF e disse que vai “pendurar” os magistrados de “cabeça para baixo”.

RELACIONADAS

+ STF condena mais seis por participação em atos golpistas

+ STF julga mais 6 réus acusados por atos golpistas

Sair da versão mobile