A Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados, promoveu audiência pública, nesta terça-feira (31), para debater sobre o Plano Plurianual (PPA) da União para o período de 2024 a 2027, que trata da “Defesa da democracia e reconstrução do Estado e da soberania” e traz o planejamento orçamentário da União para os próximos quatro anos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O objetivo é agrupar objetivos estratégicos e traçar prioridades a serem seguidas pela administração pública federal, com a participação de entidades governamentais, instituições privadas e representantes da sociedade civil.

Entre os presentes estiveram a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Weck e o Presidente do Observatório da Democracia, Ricardo Lewandowski.

O autor da proposta, deputado Bohn Gass (PT-RS) disse que o principal objetivo da discussão é “ampliar a democracia participativa, a transparência e o controle social; promover a ampliação e o contínuo aperfeiçoamento das capacidades estatais com o fim de prestar serviços públicos de qualidade para a população, com o fortalecimento da operação federativa para maior coesão nacional”.

Durante a audiência foi discutida a participação social como importante eixo do PPA. Renato Simões, Secretário de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência, que estava no evento, disse que o Governo convocou 17 conferências nacionais com a inclusão da sociedade.

Esther Weck sugeriu, durante a audiência, que o Governo estude junto aos estados sobre a nova carteira de identidade nacional digital para facilitar o acesso a serviços públicos. A expectativa da ministra é de que todos os brasileiros tenham o documento digital até o fim de 2026.

O PPA 2024 a 2027 foi dividido em temas e esta foi a terceira temática. O eixo 1 foi discutido no dia 18 de outubro e abordou o desenvolvimento social e a garantia de direitos. Já o eixo 2 tratou da sustentabilidade socioambiental e climática, no dia 25 de outubro.

Veja o vídeo da audiência do eixo 3, realizada hoje:

RELACIONADAS

+ CPI das ONGs vai ouvir presidente da ICMBio nesta terça-feira (31)