O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (31) o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e do vice, nas eleições de 2022, Walter Souza Brga Netto.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As ações apuram suposto uso irregular dos meios de comunicação e conduta imprópria durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 2022.
Já votaram 3 ministros. Na quinta-feira (26), o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, votou pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos e o condenou a pagar multa de R$ 425,6 mil reais. Para Braga Netto, o relator sugeriu multa de R$ 212,8 mil.
O ministro Floriano de Azevedo Marques defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos e, também, de Braga Netto. Quanto à aplicação das multas, o ministro concordou com o relator para ambos.
O ministro Raul Araújo se posicionou contra os dois ministros, tanto na aplicação da multa, quanto na punição.
É esperado para hoje, a partir das 19 horas, os votos dos ministros André Ramos Tavares, Nunes Marques, Cármen Lúcia e, por último, Alexandre de Moraes.
Após a conclusão das ações, o caso poderá ser arquivado se a maioria dos ministros entenderem que não houve irregularidades, ou ainda, poderá haver a condenação à inelegibilidade de apenas um dos acusados. Caberá recurso no TSE, após os resultados das ações.
RELACIONADAS
+ Bolsonaro apaga canal no WhatsApp com 81 mil seguidores por ‘engano’