Ícone do site Portal Norte

Câmara dos Deputados aprova criação de bancada negra da Casa

Câmara dos Deputados aprova projeto da Bancada Negra da Casa - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (1°), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a criação da bancada negra da Casa. Foi aprovado um projeto de resolução que muda o regimento interno da Casa para formar a bancada em votação simbólica, ou seja, sem contagem de votos.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Após a promulgação, o grupo deve participar de reuniões dos líderes, convocadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de usar o tempo de liderança durante os debates.  

De acordo com a afirmação da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) no documento, a criação da bancada “reforçará a voz e a representatividade de 56% da população”.  

O deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) relator da proposta, disse que fez questão de fazer um parecer “isolado de qualquer questão ideológica, de gênero política partidária”, focando na criação da bancada.  

“Esse gesto não é contra ninguém, ele é a favor de todos nós e é a demonstração de que nós não podemos só ver pretos e pretas para ter fundo eleitoral de partido nem para PEC de Anistia para partido que não cumpre.” disse o relator.  

O grupo de parlamentares será formado por negros e negras com uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias.  

De acordo com o texto do documento, a criação da nova bancada não deve aumentar os gastos financeiros da Câmara dos Deputados.

RELACIONADAS 

+ Câmara aprova aumento de penas para crime de roubo, furto e latrocínio

Sair da versão mobile