Ícone do site Portal Norte

Brasil é eleito por aclamação e vai integrar Conselho de Auditores da ONU

Brasil é eleito para o Conselho de Auditores da ONU - - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por aclamação, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu, nesta sexta-feira (3), o Brasil para compor o Conselho de Auditores.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Representado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro e presidente do órgão, Bruno Dantas, participou da reunião e destacou que o ingresso brasileiro no Conselho fortalece o país internacionalmente, além disso o ministro alegou que a cadeira, agora do Brasil, deve-se aos esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Chanceler Mauro Vieira; e também ao reconhecimento internacional do TCU.  

“A eleição do país para integrar o Conselho de Auditores da ONU coroa o caminho de excelência trilhado pelo TCU, é um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido por nosso corpo técnico”, declarou Dantas.  

O Brasil que vai substituir o Chile, eleito em 2018, deve cumprir um mandato de seis anos. O Conselho, faz parte da estrutura financeira da ONU, de forma independente, auditando as contas dos fundos e programas da Organização, cujo orçamento pode chegar a US$ 40 bilhões. 

O mandato do maior produtor de cobre do mundo acaba em junho de 2024, o Brasil assume a posição em julho.  

RELACIONADAS

+ TCU avalia se governo deixará de pagar piso da saúde

Sair da versão mobile