Ícone do site Portal Norte

Mesmo após apelo do Itamaraty, brasileiros seguem sem poder sair de Gaza

Brasileiros não conseguem sair de casa, mesmo com pedido do Itamaraty. Na imagem, vítima dos combates na Faixa de Gaza - Foto: Mahmud Hams/AFP

Vítima dos combates na Faixa de Gaza, brasileiros continuam sem autorização de sair da zona de perigo - Foto: Mahmud Hams/AFP

O governo do Egito divulgou, nesta sexta-feira (3), uma lista com 571 nomes de pessoas de países estrangeiros que podem deixar o território, que sofre grande bombardeio de Israel. Mais uma vez brasileiros não foram liberados.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Os cidadão que obtiveram autorização são da Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido.

O Itamaraty faz esforços para que 34 brasileiros, que também se inscreveram na lista, deixem a zona de guerra e voltem ao Brasil, porém, mais uma vez o pedido não foi atendido e eles continuam na Faixa de Gaza.

Essa é a terceira lista de nomes divulgados somente esta semana, onde estrangeiros são autorizados a deixa a área de conflito.

O processo de liberação começou na última quarta-feira (1º) e já autorizou a saída de quase 1.000 pessoas.

Cerca de 7.000 cidadãos estão aptos a sair da zona de perigo. É o terceiro grupo de estrangeiros autorizado a deixar o território desde o início do conflito.

Após divulgação da última lista, o embaixador do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, Alessandro Candeas, desabafou. “Ainda sem brasileiros”.

O embaixador é o responsável, há quase um mês, por tentar tirar o grupo, formado por 24 brasileiros, 7 palestinos e 3 parentes dele.

Ainda não há previsão de quando os brasileiros serão autorizados a deixar a região.

RELACIONADAS

+ Soldados de Israel completam cerco à Gaza, afirma porta-voz

+ Brasileiros não estão na 2ª lista de autorizados a sair de Gaza

+ Fronteira com Egito é aberta para saída de estrangeiros de Gaza

O Chanceler brasileiro, Mauro Vieira, falou com o egípcio, Sameh Shoukry na noite desta quinta-feira (2) para verificar a possibilidade de liberação dos brasileiros. De resposta, ele recebeu que o caso seria analisado.

A insatisfação por mais uma vez não ter o pedido atendido, é porque tanto Vieira, quanto Shoukry foram colegas como embaixadores em Washington, de 2010 a 2012.

Até o momento, 1.410 brasileiros foram evacuados de Israel e 32, da Cisjordânia, na Operação Voltando em Paz.

Sair da versão mobile