Ícone do site Portal Norte

Brasileiros ficam de fora da 6ª lista de cidadãos que podem deixar Gaza

Palestinos e trabalhadores humanitários estrangeiros esperam para cruzar para o Egito em Rafah, na Faixa de Gaza - Foto: Fatima Shabair/ Associeated Press/ Estadão Conteúdo

Palestinos e trabalhadores humanitários estrangeiros esperam para cruzar para o Egito em Rafah, na Faixa de Gaza - Foto: Fatima Shabair/ Associeated Press/ Estadão Conteúdo

Foi divulgada nesta quarta-feira (8), mais uma lista com os nomes dos civis que poderão deixar a Faixa de Gaza em meio à guerra de Israel.

Entretanto, na relação não consta nenhum brasileiro. Ao todo, o documento cita 601 pessoas da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Romênia e Ucrânia.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O prazo foi uma promessa do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que afirmou na última semana ter recebido a garantia do chanceler de Israel, Eli Cohen, de que os brasileiros seriam liberados de Gaza no máximo nesta quarta-feira. 

Apesar de terem ficado de fora, mais uma vez, os brasileiros que se encontram em Gaza atualmente receberam uma mensagem das autoridades locais. Esta, por sua vez, alega que eles devem conseguir deixar a região na quinta-feira (9).

O grupo de 34 pessoas pediu ao governo brasileiro para serem repatriadas. São 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos que aguardam aval para saída de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Eles estão há mais de três semanas na espera.

Grupo de brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina – Foto: Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia

RELACIONADAS

+ Brasileiros não estão na nova lista para sair de Gaza

+Saída para o Egito é reaberta; brasileiros em Gaza esperam aprovação

Sair da versão mobile