Promover a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro e responsável.  Este foi o tema da reunião do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, com o CEO Global do WhatsApp, Will Cathcart.  O encontro aconteceu nesta quinta-feira (9), no Palácio do Planalto.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Um dos pontos abordados na reunião foi a criação, em parceria com o Ministério da Saúde, de um assistente virtual no WhatsApp que fornecerá informações oficiais sobre vacinas e o calendário de vacinação. Essa iniciativa, articulada no âmbito do Programa Saúde com Ciência, visa aprimorar a comunicação governamental e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis relacionadas à saúde pública. Ainda sem data definida, o lançamento do assistente virtual é aguardado para os próximos dias.

COMITÊ

O governo federal criou, em outubro, o Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. A iniciativa integra um conjunto de ações que têm como meta a recuperação das altas coberturas vacinais no país e o enfrentamento aos efeitos da desinformação.

Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o comitê é formado por representantes da Advocacia-Geral e da Controladoria-Geral da União; além dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Justiça e Segurança Pública; e da Saúde.

Entre as suas ações, estão previstas proposições de estratégias, levantamento de subsídios, articulação entre entes federados e sociedade civil, propostas de pesquisas, usos de recursos técnicos, ações e políticas públicas para enfrentamento da desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às políticas de saúde pública.

RELACIONADAS

+ Confira datas para nova vacinação contra Influenza em Manaus

+ Câmara debate obrigatoriedade de vacina de covid para crianças

+ Projeto Comprova: Aprovada, vacina contra a dengue está em análise