A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10), e o grupo de brasileiros autorizados a deixar a região segue no território.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A previsão era que os brasileiros deixassem a região depois de receberem autorização para cruzar a fronteira pela passagem de Rafah. Posteriormente, embarcariam em um avião presidencial fornecido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Com o fechamento da fronteira, o grupo retornou para os locais onde estavam abrigados e devem voltar para o posto fronteiriço na manhã desse sábado (11).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou não saber quando será aberta a fronteira do Egito para a saída dos brasileiros que estão em Gaza.

“A nossa lista não é das maiores. Nós temos 34 em Gaza, e há países que têm números muito maiores. A passagem é complexa porque a passagem de Rafah fica aberta durante algumas horas por dia, e há um entendimento entre as partes que em primeiro lugar passam ambulâncias com feridos. Só depois disso passam então os nacionais de outros países”, destacou Vieira.

RELACIONADAS

+ Ministro fala sobre a repatriação dos brasileiros da Faixa de Gaza

+ Brasileiros foram autorizados a deixar Faixa de Gaza nesta sexta (10)

+ Brasileiros devem deixar Gaza nesta sexta-feira (10)