O grupo de brasileiros que aguardava repatriação cruzou a fronteira de Gaza para o Egito na manhã deste domingo (12).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Finalmente dezessete crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram mais de 30 dias tiveram a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. No grupo estão 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros.
O Itamaraty informou que “a equipe da embaixada apoiou os trâmites de entrada dos brasileiros no Egito, e estima em seis horas o tempo do trajeto rodoviário até o Cairo, onde o grupo pernoitará”. O voo da FAB de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã de segunda-feira (13).
“Parabéns para o Itamaraty e à FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil”, declarou Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula fez uma publicação no X neste domingo informando sobre a travessia:
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse que os brasileiros serão embarcados em veículos fretados pela Embaixada Brasileira rumo ao Cairo, capital do Egito. A viagem terá duração de cerca de seis horas e conta com a presença de diplomatas brasileiros.
Segundo o MRE, chegando ao Brasil, o Governo Federal já tem preparada uma operação de acolhimento. ”Eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização”.
O grupo ficará dois dias em Brasília para que possa se recuperar, numa estrutura da Força Aérea Brasileira.
No X o Itamaraty também fez uma publicação:
RELACIONADAS
+ Brasileiros esperam reabertura da fronteira de Gaza
+ Brasileiros foram autorizados a deixar Faixa de Gaza nesta sexta (10)