Decolou do Egito rumo ao Brasil, na manhã desta segunda-feira (13), a aeronave VC-2 da Presidência da República com 32 passageiros a bordo que estavam em Gaza. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O grupo esperava há mais de três semanas pelo cruzamento da fronteira e finalmente tiveram a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil neste domingo (12).

É o décimo resgate para a retirada de pessoas da zona de conflito no Oriente Médio, última etapa do voo de repatriação do Governo Federal, que completará 1.477 passageiros e 53 animais resgatados na Operação Voltando em Paz.

O voo, que segue para Brasília, fará três paradas técnicas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha e Recife, em Pernambuco. A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Brasília é para às 23h30.

“Esse é o momento mais importante da minha carreira. Tenho muito orgulho de ter feito parte da missão de evacuação de vocês. Fiquei muito feliz de conhecer vocês, de olhar nos olhos, de escutar as histórias. Acredito que vocês vão iniciar uma bela etapa de uma nova vida. Vocês podem contar com o Estado Brasileiro, com o Itamaraty, com as instituições do Brasil. Vocês vão ver o abraço que o Brasil vai dar em vocês assim que vocês chegarem”, disse Fernando Bastos Neto, primeiro-secretário da Embaixada Brasileira no Egito.

O Governo Federal prepara uma operação de acolhimento e vai disponibilizar serviços de abrigo, apoio psicológico e cuidados médicos aos civis. O grupo ficará hospedado em Brasília por dois dias.

“Há todo um esquema de recepção. Um sistema de apoio e acolhimento em que serão oferecidos identidade, permissão de trabalho, acesso ao Sistema Único de Saúde, à rede de apoio social para refugiados, além da regularização da situação de cada um”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, neste domingo (12).

Mauro Vieira informou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende recepcionar o grupo, em Brasília, no entanto a informação ainda não foi confirmada pela assessoria de Lula.

RELACIONADAS

+ Lula parabeniza Itamaraty e FAB por repatriação de brasileiros em Gaza

+ Ministro diz que 32 brasileiros repatriados já aguardam embarque

+ Grupo de brasileiros cruzam a fronteira de Gaza para o Egito

Veja publicação do Itamaraty no X:

.