Ícone do site Portal Norte

Presidente Lula anunciará novo procurador-geral nos próximos dias

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordena reunião no Palácio do Planalto - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordena reunião no Palácio do Planalto - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decidir nos próximos dias o nome do novo Procurador-Geral da República. A vaga está aberta desde o dia 26 de setembro, quando encerrou o mandato de Augusto Aras, após quatro anos à frente da chefia do Ministério Público Federal (MPF).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula passou a ser aconselhado por assessores próximos a ampliar o leque na busca por um novo procurador-geral da República. Esses auxiliares defendem que, como o presidente ainda está indeciso sobre o nome a ser escolhido, passe a buscar um procurador nas instâncias inferiores do Ministério Público.

Além disso, o mandatário já sinalizou que não deverá seguir a lista tríplice preparada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A lista apresenta os três procuradores mais bem votados entre os colegas para comandar a PGR. Luiza Frischeisen obteve 526 votos, Mario Bonsaglia 465 votos e José Adonis 407 votos.

Dois nomes despontam como fortes na reta final: Aurélio Virgílio Veiga Rios e Luiz Augusto Santos Lima, que foi vice-procurador-geral da República na gestão de Augusto Aras, quando a 02, Lindora Araújo, se afastou em agosto para tratamento de saúde por duas semanas.

RELACIONADAS

+ Lula parabeniza Itamaraty e FAB por repatriação de brasileiros em Gaza

+ ‘Legado maldito’, diz Augusto Aras sobre Lava Jato

Sair da versão mobile