Com a chegada do décimo voo a Brasília na noite desta segunda-feira (13), trazendo a bordo o grupo de 32 brasileiros resgatados de Gaza, a operação “Voltando em Paz” do Governo Federal soma 1477 brasileiros repatriados.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes consulares para iniciar a repatriação de uma segunda lista de brasileiros e familiares que permaneceram na Faixa de Gaza.

Apesar do alívio dos repatriados, que já estão em solo brasileiro, houve um apelo para que autoridades brasileiras tragam seus parentes. Hasan Habee, 35 anos, e a jovem brasileira Shahed Al-Banna, de 18 anos, que estavam em Gaza e tiveram seus rostos conhecidos durante o conflito, pediram ajuda ao presidente Lula, após a chegada à Base Aérea da Capital Federal.

Hasan Habee, 35 anos, que estava em Gaza para visitar familiares quando o conflito no Oriente Médio começou fez um apelo as autoridades. Imagem: Portal Norte, em Brasília
Shahed Al-Banna, de 18 anos. Imagem: Portal Norte, em Brasília 

O ministério das Relações Exteriores informou que está oferecendo assistência aos brasileiros que ainda estão localizados na região de conflito e “prestará todo apoio possível a cidadãos que manifestem eventual interesse em regressar ao Brasil”.

Aqui no Brasil todos os esforços estão sendo feitos. Além de apoio psicológico, na tarde desta terça-feira (14) o Governo iniciou o procedimento de vacinação aos brasileiros que estão alojados em Brasília. O processo de imunização foi oferecido pelo calendário padrão do Ministério da Saúde (MS).

Primeiros repatriados vacinados hoje à tarde. Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

RELACIONADAS

+ Lula e autoridades recebem brasileiros resgatados de Gaza