O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU) a criação do Plano Floresta+ Sustentável que detalha as diretrizes para recuperação e uso das florestas do país.  

A política entra em vigor a partir de 1° de dezembro.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o texto, além da recomposição florestal o plano também estimula cadeias produtivas florestais e deve estruturar as políticas públicas ligadas à economia.  

As ações contam com o plantio de florestas comerciais de produtos não madeireiros e com a recuperação de áreas degradadas pela criação de sistemas agroflorestais, onde a terra é usada para o plantio de árvores e produtos agrícolas, ao mesmo tempo.  

Além disso, o Plano Florestal prevê medidas de apoio à regularização ambiental nas unidades de produção agropecuária, por meio de ações que integrem lavoura-pecuária e floresta. Outra meta estabelecida é o incentivo ao desenvolvimento de bancos de sementes e viveiros.  

O projeto vai atuar ligando políticas públicas de outros órgãos, as medidas devem dialogar com as ações de recuperação e manejo de florestas que são desenvolvidas entre o MAPA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 

Outro projeto contemplado pelas ações, é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para programas de Regularização Ambiental (PRA) e de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).  

RELACIONADAS

+ VÍDEO: incêndio florestal toma conta de área em Juruti Velho, no PA