Com o objetivo de fomentar a radiodifusão pública no país, a partir da implantação de estações de TV Digital, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Ministério das Comunicações assinaram, nesta sexta-feira (17), parceria para dar início ao projeto piloto do programa Brasil Digital. Os trabalhos serão iniciados ainda em 2023, com implantação de estações de TV Digital em até 21 municípios brasileiros.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto piloto será executado pela EBC , com a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)  e envolve equipamentos e infraestrutura para viabilizar a transmissão de multiprogramação.

Prevista na Lei de Criação da EBC, a Rede já conta, em 2023, com 68 emissoras de TV e 39 de rádio. O objetivo é difundir as produções da TV Brasil, Rádio MEC e Rádio Nacional, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.

“Sem dúvidas, essa parceria é muito importante para a EBC. Estaremos empenhados em fazer com que regiões que ainda não têm acesso à comunicação pública recebam conteúdos de múltiplas fontes com credibilidade e com sinal de qualidade”, disse o diretor-presidente substituto da empresa, Jean Lima.

Para 2024 está prevista a implantação de estações em 250 municípios que hoje têm pouca oferta de programação.  O projeto é financiado pelo Novo PAC,  programa de investimentos do governo federal, e envolve a implantação de estações de transmissão, incluindo torres, abrigos, antenas e transmissores, bem como o compartilhamento de infraestrutura com outras emissoras públicas, como a rede legislativa.

RELACIONADAS

+ Após postagem anti-Israel, presidente da EBC é exonerado

+ Amazonas terá seis novas estações de rádio FM, anuncia MCom

+ Governo do AM e Ministério das Comunicações fazem reunião em Brasília