Ícone do site Portal Norte

Governo Federal cria grupo para propor plano de comunicação antirracista

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao lado do presidente Lula. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai instituir um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para propor ações, estratégias e orientações para uma comunicação antirracista na administração pública federal. O decreto de criação do grupo será assinado nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com integrantes do  Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o grupo terá o prazo 90 de dias para elaborar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista. O documento reunirá estratégias de promoção da diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado,  de diálogo com a sociedade e veículos de comunicação, de apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas ao tema, de formação para porta-vozes, servidores e prestadores de serviço e de fortalecimento de mídias negras.

A criação do GTI é uma resposta à  uma demanda da Articulação pela Mídia Negra, que reúne representantes de veículos, empresas de comunicação e coletivos liderados por jornalistas negros, e entregou a minuta do grupo de trabalho ao governo. “Apresentamos não só demandas, mas propostas inteiras e completas acerca de diferentes temas que serão trabalhados nesse grupo de trabalho”, explica a coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos, Marcelle Chagas.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, vê a iniciativa como um passo inicial importante para que a comunicação tenha um papel ativo no combate ao racismo. O ministro da Secom, Paulo Pimenta, diz que o governo trabalha para construir propostas que garantam uma comunicação pública mais inclusiva, que reflita a diversidade do povo brasileiro, e não reforce estereótipos ou preconceitos.

RELACIONADAS

+ Dono de pastelaria forja caso de racismo contra si e publica nas redes sociais

+ Professora é denunciada por racismo após ataque a motoboy no AC; veja

+ Caso de racismo: jornalistas argentinos são detidos no Allianz Parque

Sair da versão mobile