No Dia da Consciência Negra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento Brasil Pela Igualdade Racial e assinou o Pacote Brasil Pela Igualdade Racial, proposto pelo Ministério da Igualdade Racial.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Na solenidade, o presidente Lula homenageou a deputada Benedita da Silva e disse que ações feitas pelo Pacote são “o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu”.
“Queremos apenas recompor aquilo que é a realidade de uma sociedade democrática”, concluiu.
A ministra Anielle Franco assinou junto ao BNDES, a ministra Margareth Menezes e o ministro Silvio Almeida o acordo de cooperação. A ministra destacou que o atual governo tem mostrado nesses 11 meses que “é antirracista e mais humanizado”.
Medidas do Pacote:
- Primeira Infância Antirracista
- Tombamento Constitucional de Quilombos
- Brasil Sem Fome
- Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ)
- Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista
- Programa Nacional de Ações Afirmativas
No início da solenidade, foram feitas homenagens à líder quilombola Mãe Bernadete, que foi assassinada com 12 tiros e grupos minoritários étnicos-raciais.
No evento, estavam presentes o senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato, o Presidente do BNDES Aloizio Mercadante; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Paulo Teixeira; a ministra da Cultura, Margaret Menezes; o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; a primeira-dama Janja da Silva; ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o vice-presidente Geraldo Alckmin;
RELACIONADAS
+ Sesc Acre promove evento em alusão ao Dia da Consciência Negra
+ Flamengo lança nova camisa em homenagem ao Dia da Consciência Negra