O ministério dos Transportes abriu canal de participação popular, nesta terça-feira (21), para discutir sobre a viabilidade do projeto Ferrogrão, que pretende ligar as regiões Norte e Central do Brasil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O objetivo é receber contribuições da sociedade e ampliar a discussão sobre a viabilidade da construção da nova estrada de ferro.
Foi aberto um canal para encaminhamento de sugestões ao grupo de trabalho, que reúne representantes do Governo Federal, da sociedade civil e de comunidades indígenas, criado no dia 18 de outubro, para acompanhar os processos e estudos relacionados ao projeto da EF-170, a Ferrogrão: gt.ferrograo@transportes.gov.br.
“Vamos dialogar com os diversos setores da sociedade, sobretudo com as comunidades afetadas pelo empreendimento, para construir um projeto responsável e equilibrado do ponto de vista institucional, econômico, ambiental e social. Além de ser fundamental para o escoamento da produção do Brasil Central, a ferrovia será uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
De acordo com o projeto, a ferrovia terá 933 quilômetros de extensão e permitirá o escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste do país pelo Arco Norte, em especial o Porto de Miritituba (PA).
RELACIONADAS
+ EBC e Ministério da Comunicações assinam parceria
+ Ministério dos Transportes apresenta soluções para a BR-319