A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) por 301 votos a 131, requerimento de urgência para projeto de decreto legislativo (PDL) que restringe o trabalho aos domingos e feriados. Apenas os partidos PT, PV, PCdoB, Psol e Rede votaram contra.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O regime de urgência acelera a tramitação do projeto. Ele dispensa a análise do texto pelas comissões temáticas da Casa e permite a votação diretamente em plenário.
No último dia 15, o Ministério do Trabalho baixou uma portaria determinando que setores do comércio e serviços só possam funcionar aos domingos e feriados se houver negociação com sindicatos ou lei municipal permitindo. Isso valeria a partir de janeiro de 2024.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou aos líderes partidários que pautará para votação nesta quarta-feira (22) em plenário.
Segundo o autor do requerimento, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), a medida impacta na manutenção de empregos e na arrecadação de impostos, essenciais para o financiamento de políticas públicas.
“A restrição das atividades comerciais aos domingos e feriados também limita a acessibilidade dos consumidores a produtos e serviços essenciais, afetando diretamente a qualidade de vida da população”, afirmou o deputado.
E defendeu: “Esses dias representam muitas vezes a única oportunidade para determinados grupos de pessoas realizarem suas compras e acessarem serviços básicos, como em áreas onde o trabalho durante a semana é intenso ou em localidades com horários de funcionamento restritos”, justificou o deputado.
O deputado Alencar Santana (PT-SP) destacou que o objetivo é evitar relações desiguais entre trabalhadores e patrões. Ele criticou a intenção de revogar a norma e afirmou que a Confederação Nacional do Comércio e outras entidades se reunirão nesta quarta-feira com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
“Essa portaria revoga uma norma do governo Bolsonaro para garantir o direito de representação das entidades sindicais. Não há nada demais nesta questão”, reforçou.
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) cobrou nesta terça-feira (21), a aprovação urgente de projeto para sustar imediatamente a portaria do governo Lula que revogou a permissão contínua de trabalhos aos domingos e feriados.
Até o momento, já foram protocolados por deputados de vários partidos 17 Projetos de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar a nova regulamentação publicada pelo Ministério do Trabalho.
RELACIONADAS
+ CAE: Ministro do Trabalho deve explicar regra de expediente
+ Carteira de Trabalho Digital atinge a marca de 1,6 bilhão de acessos