O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (22) especialistas para debater sobre os biomas brasileiros. Os planos de prevenção e controle do desmatamento e de desenvolvimento sustentável para a Amazônia já estão prontos e em aplicação, segundo informações do Planalto.

Para os demais biomas, como caatinga, pantanal, cerrado, pampas e mata atlântica, a meta do Governo é concluir até o fim do primeiro semestre de 2024.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento ocorreu no Palácio do Planalto, dias antes do presidente embarcar para a COP-28. Na delegação irão também ministros e representantes do setor privado e da sociedade civil. São esperados para a Conferência mais de 130 chefes de Estado e Governo, em Dubai, nos Emirados Árabes.

“O presidente Lula tinha nos pedido essa conversa antes da viagem para a COP para levar com ele o compromisso que já assumiu no primeiro dia de governo: planos de prevenção e controle do desmatamento em todos os biomas e planos de desenvolvimento sustentável”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Foram debatidas temáticas como o resultados positivos na redução do desmatamento na Amazônia, a redução das emissões de gases de efeito estufa, diminuição do desmatamento, transição energética e prevenção aos efeitos dos eventos extremos.

RELACIONADAS

+ Presidência brasileira no G20 priorizará combate à fome e às mudanças climáticas

+ Senado discute desafios e propostas do Brasil para a COP 28