Ícone do site Portal Norte

STF concede liberdade provisória a mais um acusado pelos atos de 8 de janeiro

O réu Geraldo Filipe da Silva acusado de participar dos atos de 8 de janeiro, teve o pedido de liberdade provisória atendido pelo ministro Alexandre de Moraes -Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

STF: mais 14 pessoas são condenadas pelos atos de 8 de janeiro .Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

O réu Geraldo Filipe da Silva, acusado de participar dos atos que ocorreram em 8 de janeiro, teve o pedido de liberdade provisória atendido, nesta sexta-feira (24), pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O homem foi preso em flagrante em janeiro, na Praça dos Três Poderes, acusado de participar dos atos antidemocráticos, sob a acusação de ter colocado fogo em uma viatura.

O ministro autorizou que Geraldo saia da prisão, mas deve cumprir medidas cautelares, como por exemplo, usar tornozeleira eletrônica.

Restrições impostas por Moraes para liberar o preso:

Geraldo Filipe é denunciado pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Esta foi a oitava decisão semelhante tomada por Moraes durante essa semana. Agora, 108 pessoas que participaram dos atos em 8 de janeiro continuam presas.

Leia a íntegra da decisão:

Morte de preso acusado de participar do 8 de janeiro

Vale lembrar que na última segunda-feira (20), o detento Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, morreu em Brasília, no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele também era acusado de participar dos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro.

O advogado do acusado, Bruno Azevedo de Souza, afirmou que pediu a liberdade provisória do réu para o ministro, em ao menos oito ocasiões, alegando que ele “portador de inúmeras comorbidades” e estaria sofrendo com “constante mal súbito” na prisão

Em setembro, a PGR concordou com o pedido da defesa sobre a liberdade provisória de Cleriston mediante medidas cautelares, mas Moraes, não chegou a avaliar o pleito o caso.

RELACIONADAS

+ Moraes pede esclarecimento sobre morte de preso do 8 de Janeiro na Papuda

+ Conduta individual é cobrada por familiares e defesa dos presos do 8 de janeiro

Presos em 8 de Janeiro admitiram à PC-DF intenção de ‘dar golpe’

Sair da versão mobile