Ícone do site Portal Norte

Cerca de R$ 47,3 milhões são investidos para recuperação de manguezais e restingas 

O Parque Natural Municipal Barão de Mauá, em Magé (RJ), revela a recuperação do manguezal em área afetada. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras vão investir 47,3 milhões na recuperação da vegetação nativa em áreas de manguezal e restinga nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ideia é recuperar 1.757 hectares de vegetação, ou seja, 2,2 mil campos de futebol em três macrorregiões:  

Os locais foram escolhidos pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal, do ICMBio.  

Segundo o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, por causa da localização na costa litorânea, os ecossistemas sofrem ameaças e com a implementação dos projetos isso pode mudar, gerando a conservação da biodiversidade.  

Devido à sua localização na costa litorânea, esses ecossistemas sofrem ameaças decorrentes da expansão urbana e de atividades humanas. Com este apoio a projetos de recuperação, vamos contribuir para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, a remoção de dióxido de carbono da atmosfera e a geração de emprego e renda nas comunidades impactadas”, disse Mercadante.  

Alguns dos projetos vencedores:  

RELACIONADAS

+ Lula vai à COP para cobrar empenho dos países ricos no meio ambiente

Sair da versão mobile