Ícone do site Portal Norte

CPI das ONGs questiona expulsão, ação repressiva e conduz diligência no Pará

Presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM) e relator, senador Marcio Bittar (União-AC). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta quarta-feira (29), senadores que compõe a CPI das ONGs vão conduzir uma diligência em São Félix do Xingu, na região de Apyterewa, no Pará, onde, segundo a Comissão, moradores estão sendo expulsos de suas terras sob forte repressão da Força Nacional e de órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Nada justifica essa ação, que é um verdadeiro cenário de guerra civil, atentando contra os direitos básicos e tratando todos como criminosos. Já encaminhei uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal, e agora a CPI vai verificar in loco. Há muito questionamento em relação à legalidade da terra indígena e também sobre a falta de uma política para realocar as pessoas que estão sendo retiradas de lá, deixando mulheres, crianças e idosos sem teto e abandonados à própria sorte”, afirmou o presidente da CPI, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Fazem parte da comitiva, além do presidente da CPI, o relator, senador Márcio Bittar (União-AC), o senador Zequinha Marinho (PL-PA), o senador Jaime Bagatolli (PL-RO), o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

RELACIONADAS

+ Marina Silva depõe na CPI das ONGs; Acompanhe

Sair da versão mobile