Na manhã desta segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou compromisso em zerar desmatamento na Amazônia.

“No Brasil e, no meu governo, nós vamos levar muito a serio. Em 2030, eu quero entregar ao mundo o desmatamento zero na Amazônia”, disse Lula.


+
 Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O discurso de Lula foi feito após a assinatura da Declaração Conjunta de Intenções. Lula falou sobre acordo entre Mercosul-União Europeia e guerra entre Israel e Hamas;

Lula foi questionado sobre conflito entre Israel e Hamas, mas reafirmou a posição do Brasil em respeitar a Carta da ONU. “Continuar brigando pela paz. Estou do lado dos que querem construir a paz.”.

Mercosul

Em declaração à imprensa, o presidente disse que não irá desistir do acordo Mercosul e União Europeia. “Sou brasileiro não desisto nunca!”, disse.

Durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), o presidente Lula se encontrou com o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron.

Após encontro, Macron se posicionou contra o acordo entre Mercosul e União Européia.

Macron destacou que o acordo é “completamente contraditório” com o que é feito no Brasil e na França. “Eu sou contra o acordo Mercosul-União Europeia”, disse.

Acordos

Estão previstos cerca de 20 acordos entre Brasil e Alemanha com foco no ambiente, mudança do clima, desenvolvimento global, agricultura, bioeconomia, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação.

RELACIONADAS

+ Ao vivo: Na Alemanha, Lula assina Declaração Conjunta de Intenções