A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, vai realizar o décimo primeiro voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) vai decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 9h desta quinta-feira (7) em direção ao Egito, informou a Força Aérea Brasileira (FAB).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O voo tem previsão de 15 horas de duração e tem como destino o aeroporto internacional do Cairo.  A bordo haverá um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação em Ramalá, lista 102 brasileiros e familiares próximos de brasileiros interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza, em razão dos conflitos na região.

A solicitação para saída deste novo grupo da Faixa de Gaza pelo Portal de Rafah em direção ao Egito foi apresentada em novembro, e o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para dar início ao processo de repatriação.

Coordenado com a Embaixada em Tel Aviv, o escritório brasileiro em Ramalá transportou vários integrantes do grupo de outros pontos do enclave até Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e familiares próximos, a maior parte deles em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los.

O ministério informa ainda que permanece em contato constante com o grupo e oferece gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

A primeira leva de brasileiros que veio de Gaza chegou ao país no último dia 13 de novembro. O voo trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

RELACIONADAS

+ Lula parabeniza Itamaraty e FAB por repatriação de brasileiros em Gaza

+ Ministro fala sobre a repatriação dos brasileiros da Faixa de Gaza