O total de 48 recursos, entregues, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por réus do 8 de janeiro, foram rejeitados pelo ministro Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (8).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Os casos, que estão sendo julgados pelo STF, foram apresentados contra as decisões que aceitaram as denúncias. Os acusados são suspeitos de terem envolvimento com os atos antidemocráticos que ocorreram em de 8 de janeiro, em Brasília.

O julgamento virtual começou às 00h desta sexta-feira (8) e vai até o dia 18 de dezembro. 

As defesas dos investigados afirmam que existem contradições ou omissões nas decisões do STF, como por exemplo, argumentos levantados pelos advogados, como a invalidade da acusação, que não foram discutidos pelos ministros. 

Já em outros recursos constam informações que houve omissão, pois para eles o STF não tem competência para julgar os casos. 

Além disso, outros nove recursos foram apresentados por pessoas acusadas de terem invadido as sedes dos Três Poderes; eles respondem pelos crimes de:

  • Associação criminosa armada 
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito 
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado 
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Até o momento a Corte já condenou 30 pessoas por participarem dos atos e cerca de 200 pessoas ainda aguardam o julgamento do STF. 

Ao todo, 1.125 que são acusadas de terem cometido crimes menos graves tiveram as ações suspensas para que a PGR avaliasse a possibilidade de firmar acordos.

Na sessão virtual que ocorre no STF, não há debate, e os ministros apresentam os votos em um sistema eletrônico.

RELACIONADAS

+ STF retoma julgamento sobre constitucionalidade da lei das estatais

+ Barroso defende julgamentos penais nas turmas do STF

+ STF retoma julgamento de 6 envolvidos nos atos do 8 de janeiro

+ STF forma maioria e condena mais 5 réus por atos do 8 de janeiro