A ministra Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, reforçou, neste sábado (9) durante a COP 28, em Dubai, o comprometimento do Brasil com a Meta 30x 30, que visa transformar 30% das terras, mares e águas doces do mundo em áreas protegidas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“O Brasil está comprometido em atingir os 30% da biodiversidade protegida até 2030. Comprometido em fortalecer a Convenção da Biodiversidade e fazer essa relação com a COP do Clima. Sem a proteção da biodiversidade não conseguiremos limitar o aumento da temperatura global a um grau e meio”, afirmou Guajajara.

A ministra destacou o protagonismo indígena e a importância do reconhecimento desses povos, tanto nas convenções quanto no mundo todo.

“Uma amostra é essa minha participação aqui. O Brasil vem buscando avançar no cumprimento da meta 30 x 30 e uma das grandes medidas concretas foi a criação do Ministério dos Povos Indígenas. Estamos aqui com a maior delegação indígena do Brasil já presente em todas as COPs”, destacou.

Guajajara também falou que é preciso tratar com urgência a questão das mudanças climáticas e ampliar o debate para ações de redução das emissões de carbono, restauração das áreas já degradadas e financiamento para proteger a biodiversidade.

A ministra assumiu no dia 3 de dezembro a posição de Chefe de Delegação do Brasil na COP 28. É a primeira vez que uma mulher indígena lidera o país no principal evento climático mundial, que conta com a maior delegação indígena brasileira da história.

RELACIONADAS

+ Ministra Sonia Guajajara lidera o Brasil na COP 28