O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (9), telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e durante a conversa, ressaltou a importância diálogo na América Latina.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O presidente brasileiro ressaltou a importância do diálogo na América Latina, que é uma região de paz.
Segundo o Planalto, Lula transmitiu preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo e falou sobre os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul, assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.
Após conversar com Lula, Maduro escreveu nas redes sociais: “Optamos pelo diálogo direto com a Guiana, mas as suas autoridades revogaram o Acordo de Genebra e começaram a dividir o nosso mar, ameaçando construir uma base militar para o Comando Sul dos EUA”.
Veja publicação do presidente venezuelano no X:
RELACIONADAS
+ Lula convoca reunião para tratar de crise entre Venezuela e Guiana
Lula afirmou, durante a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no Rio de Janeiro, que estava preocupado com a tensão entre Venezuela e Guiana e detacou que é preciso debater a a situação pela disputa de território.
“Vamos tratar com muito carinho porque uma coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra”, enfatizou Lula. “Nós não precisamos de guerra, não precisamos de conflito. Nós precisamos é construir a paz”, destacou.