A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 5 horas, deste sábado (9), com destino ao Egito, onde fará o resgate de 47 repatriados brasileiros e familiares palestinos de Gaza.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O grupo, de 27 crianças e adolescentes, dezesseis mulheres e quatro homens adultos, já cruzou a fronteira para o Egito e aguarda a aeronave. A previsão é que o voo, que será direto e terá cerca de 15 horas de duração, chegue ao aeroporto do Cairo às 3h deste domingo (10).
A decolagem do voo estava prevista inicialmente para o dia 7 de dezembro, mas foi adiada até que o grupo tivesse autorização para entrada no Egito, através de Rafah.
Ao todo, desde o início do conflito no Oriente Médio, já foram resgatados 1.477 passageiros e 53 animais domésticos em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Mais de 150 militares e 37 profissionais de saúde, entre médicos, psicólogos e enfermeiros participaram da operação.
O Planalto informou que o Brasil, em iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Cooperação do ministério das Relações Exteriores (MRE), envia outra aeronave com 11 toneladas de alimentos para populações em situação de emergência pública, com destino a Al-Arish, onde a carga será descarregada.
O KC-30fará paradas técnicas em Recife (PE), Portugal, Grécia e no Cairo, no Egito até chegar ao destino final que é Al-Arish, também no Egito.
Veja o KC-30 levando doações para a Faixa de Gaza:
RELACIONADAS
+ Adiada decolagem do voo da FAB para resgate de brasileiros em Gaza