Pesquisa Datafolha divulgada na noite de sábado (9) mostrou que o Congresso Nacional é reprovado por 35% dos brasileiros. Os que consideram o desempenho da Câmara e do Senado ótimo ou bom somam 18% e 43% acham regular. 4% não souberam responder.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A pesquisa deste mês ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça-feira (5), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os índices são parecidos aos registrados no último levantamento da empresa, realizado em 14 de setembro deste ano. Na época, 33% disseram que o Congresso é ruim ou péssimo, 16% afirmaram que é ótimo ou bom e 48% classificaram como regular. 4% não souberam responder.

Assim como ocorre na avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF), os eleitores satisfeitos com o governo federal aprovam mais a instituição do outro lado da praça dos Três Poderes. Sendo que, 29% dos 38% que dão ótimo ou bom para a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também o fazem em relação ao Congresso.

O resultado deste primeiro ano de trabalhos dos eleitos em 2022 é visto como melhor do que o das últimas três legislaturas, à mesma altura.

Com relação ao mesmo momento da legislatura imediatamente anterior, eleita em 2018, a atual composição do Congresso se sai um pouco melhor. Em dezembro de 2019, 45% achavam o trabalho parlamentar ruim ou péssimo, 38%, regular e 14%, ótimo ou bom.

Cabe ressaltar que o Congresso se notabilizou por avançar itens da agenda econômica do governo e entrar em confronto com decisões do Supremo, que considera que deveriam ser suas, como a ampliação do direito ao aborto ou a derrubada do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

RELACIONADAS

+ Datafolha aponta que Lula é aprovado por 38% dos brasileiros

+ Datafolha: trabalho no Congresso é reprovado por 33% dos brasileiros