O assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi escalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do encontro com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro e da Guiana, Irfaan Ali, que acontecerá no dia 14 de dezembro.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Lula escalou Amorim para representá-lo na reunião que acontecerá em São Vicente e Granadinas, nação localizada no sul do Caribe.
A articulação para a ída de Amorim já estava sendo articulada pelo Governo Federal e nesta segunda-feira (11) foi confirmada pelo Planalto.
Na pauta, a disputa territorial da região do Essequibo, região de 160km a qual a Venezuela alega ser proprietária.
No sábado (9), Lula falou por telefone com Nicolás Maduro e durante a conversa, ressaltou a importância diálogo na América Latina e transmitiu preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo.
Após conversar com Lula, Maduro escreveu nas redes sociais: “Optamos pelo diálogo direto com a Guiana, mas as suas autoridades revogaram o Acordo de Genebra e começaram a dividir o nosso mar, ameaçando construir uma base militar para o Comando Sul dos EUA”.
RELACIONADAS
+ Celso Amorim diz que a guerra entre Israel e Hamas pode se espalhar
+ Lula fala por telefone com o presidente da Venezuela Nicolás Maduro
+ Lula convoca reunião para tratar de crise entre Venezuela e Guiana