O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apresentou nesta sexta-feira (15), durante a última renião da Trilha de Finanças do G20, em Brasília, estratégias do Banco relacionadas a ações prioritárias para o Brasil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Campos Neto falou sobre inovação digital, DREX, moeda do Banco Central e sobre a importância da tecnologia no sistema financeiro atual e perspectivas para o futuro.
“No Brasil, a evolução tecnológica tem sido uma das maiores aliadas do Banco Central para garantir um sistema financeiro mais eficiente e promover a inclusão digital e financeira”, afirmou.
Ele apresentou o PIX como ferramenta que desempenha “um papel fundamental na inclusão financeira de milhões de brasileiros, com 71,5 milhões de novas pessoas utilizando ativamente as transferências eletrônicas” e associou os pagamentos digitais com a diminuição do emprego informal.
“Acreditamos que devem ser empreendidos esforços para ir além do acesso e utilização de serviços financeiros, em direção à melhoria da qualidade da inclusão financeira e para promover maiores níveis de bem-estar financeiro”, destacou.
Segundo ele, cerca de 144 milhões de pessoas e mais de 13 milhões de empresas são usuários do PIX e o número de transações mensais já ultrapassou 4 bilhões
Sobre a inicitiva do Open Finance, finanças abertas, Campos Neto alegou ser o “elemento fundamental” para a construção do sistema financeiro do futuro.
“A implementação do Open Finance representa um passo crucial para ampliar os horizontes de possibilidades de soluções inovadoras no fornecimento de produtos e serviços financeiros”.
RELACIONADAS
+ Após queda na Selic, Haddad fala durante Trilha Financeira do G20