Ícone do site Portal Norte

OCDE prevê dívida pública em 2024, mas Lula rebate: ‘país vai crescer’

Lula se prepara para viajar à Guiana para participar da cúpula da comunidade dos Estados do Caribe -Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula deve viajar à Guiana para participar da cúpula da comunidade dos Estados do Caribe -Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um previsão para a economia brasileira em 2024.

O relatório aponta dívida pública do Brasil em 80% do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano. De acordo com a OCDE, a falta de equilíbrio nas contas públicas ocasiona o endividamento. Em 2023, o PIB deverá crescer 3%; já em 2024, 1,8% de crescimento, diz o estudo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula

O relatório divulgado pela OCDE o deixou o presidente “muito irritado”. Segundo Lula, a organização está fazendo um “julgamento da economia brasileira”.

“Eu quero apresentar essa gravação para dizer pro pessoal da OCDE para tomar café para provar que vocês erraram. Como vocês dão palpite se vocês não sabem? Eu queria falar para o pessoal que fica pessimista: o Brasil vai crescer. Os dados que eu tenho e as possibilidades que nós temos é muito grande. O dinheiro está circulando na mão das pessoas. Eu estou muito otimista para 2024”, disse o presidente.

O presidente Lula já demonstrou estar muito otimista para o ano de 2024, mesmo tendo algumas divergências com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em relação ao déficit zero.

O governo Lula, então, tem corrido para aprovar propostas e projetos que aumentam a arrecadação com o objetivo de zerar o déficit.

O presidente Lula já declarou que seria “difícil” cumprir a meta de déficit zero. Já seu ministro afirmou que a sua meta “está estabelecida”.

RELACIONADAS

Sair da versão mobile