Três dias depois de ser lançado pelo governo federal, a plataforma Celular Seguro ultrapassou a marca de 500 mil cadastros de usuários, até as 15h desta sexta-feira (22).

Celular Seguro é um aplicativo que bloqueia smartphones e aplicativos digitais, em caso de perda, roubo ou furto do aparelho. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O app é gratuito e pode ser acessado pelo site Celular Seguro do MJSP ou nas lojas de aplicativos online.

No Google Play Store, para celulares com sistema operacional Android, foram feitos 465.150 mil downloads. Em aparelhos iPhone (sistema iOS) foram contabilizados 194 mil downloads. Com isso, o aplicativo foi o mais baixado do país por dois dias seguidos.

Ao todo, a ferramenta recebeu 2.544 alertas de usuários referentes a perdas, roubos ou furto de aparelhos, segundo o Ministério da Justiça. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, disse que esses números demonstram confiança das pessoas nas ações do Ministério diante de problemas.

“Temos o compromisso de resolver os problemas mais graves da população. É assim em relação ao crime organizado, aos crimes violentos letais intencionais e também no combate ao roubo e furto de celulares. Realizamos ações que impactam positivamente o cotidiano da sociedade”, declarou o secretário.

O aplicativo foi criado para prevenir o uso indevido de celulares roubados ou furtados, por meio de notificações da situação de forma rápida.

Para fazer o cadastro no Celular Seguro, primeiro o usuário deve acessar a própria conta no portal Gov.br, com login (CPF) e senha. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.

A pessoa cadastrada poderá indicar outras de sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

RELACIONADAS

Ministério da Justiça lança aplicativo e site ‘Celular Seguro’

Governo lança aplicativo para bloquear celular roubado