O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Vera Lúcia Araújo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato foi publicado neste sábado (23) no Diário Oficial da União (DOU). Com a indicação, Vera passa a ser a segunda mulher negra a integrar a corte.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A nova ministra irá ocupar o lugar da ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que deixa a corte devido ao término do seu mandato. O nome de Vera Lúcia foi escolhido por Lula, a partir de uma lista tríplice referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o cargo.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota parabenizando Vera Lúcia. O presidente da instituição, Beto Simonetti, disse que a escolha é um reconhecimento da notável trajetória profissional de Vera Lúcia, “destacando-se por sua competência, ética e dedicação à advocacia. Acreditamos que sua atuação contribuirá de maneira significativa para a excelência e a eficiência da Justiça Eleitoral brasileira”, declarou.

Baiana de Livramento de Nossa Senhora, Vera Lúcia, 63, atuou em cargos dos governos federal e distrital, com trajetória na defesa dos direitos humanos e na luta contra o racismo.

RELACIONADAS

+ STF forma maioria para manter decisão do TSE contra fake news

+ Nova ministra e novo corregedor tomam posse no TSE