O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo do Distrito Federal assinam, nesta quinta-feira (4), às 10h, o protocolo de segurança para o ato em defesa da democracia.

O evento está marcado para a próxima segunda-feira (8), quando completa um ano da depredação e invasão às sedes dos Três Poderes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O documento de segurança define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão na data.

A cerimônia de assinatura será no Palácio do Buriti, sede do Governo do DF. Para reforçar a segurança no DF, o ministério entregará R$3,6 milhões em 20 viaturas e equipamentos como drones, armamentos, cartuchos e demais itens de segurança.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, declarou na última semana que o governo monitora manifestações contrárias ao ato.

“O Brasil é um país livre e democrático, manifestações democráticas são sempre bem-vindas e são absolutamente naturais. O que temos monitorado são ameaças e ataques às instituições democráticas, mas, até o momento, não há nada que preocupe”, afirmou.

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, sem detalhar a quantidade de policiais que vão atuar no evento, garantiu que o número será suficiente.

“Estaremos com força máxima, linhas de contenção da PMDF [Polícia Militar do Distrito Federal], inteligência envolvendo todas as polícias, com o GSI, a Polícia Legislativa e as polícias do Senado e do STF. O número será suficiente e não teremos problemas. Estaremos todos a postos e à disposição”, afirmou.

RELACIONADAS

+ Barroso confirma presença em evento sobre atos de 8 de janeiro

+ Lula deve excluir de indulto presos acusados pelo 8 de Janeiro