Ícone do site Portal Norte

Eleições 2024 terão uma série de novidades

Eleitores de 5.570 municípios brasileiros irão às urnas no dia 6 de outubro para escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As eleições municipais deste ano trazem uma série de inovações, como as novas normas que tratam da violência política contra a mulher, a divulgação de notícias falsas na campanha eleitoral e a divisão de recursos de campanha para candidaturas femininas.

Outra novidade será a utilização de um novo modelo de urna eletrônica, o UE2022. Segundo a justiça eleitoral, 219.998 unidades deste equipamento serão distribuídas por todo o país.

No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade, e é facultativo para as pessoas acima de 70 ou entre 16 e 18 anos, ou que são analfabetas.

Quem quer precisar tirar o primeiro título de eleitor terá prazo até 8 de maio de 2024. A mesma data vale para quem precisa regularizar seu cadastro, como atualização de endereço ou de local de votação.

As convenções partidárias que definiram os candidatos devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.  A Justiça eleitoral receberá o registro dos candidatos até o dia 15 de agosto. No dia seguinte, 16, começa a propaganda eleitoral.

A propaganda nas rádios e nas TVs começa dia 30 de agosto e segue até 3 de outubro. 

RELACIONADAS

+ STF forma maioria para manter decisão do TSE contra fake news

+ Acordo para combater à desinformação nas eleições com IA é assinado

Sair da versão mobile