Nesta sexta-feira (5), o Ministério da Justiça e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinaram um acordo de segurança para extração de ouro.

O acordo de cooperação técnica com mineradoras vai criar um plano de segurança nos municípios onde há extração de ouro.


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) tem o objetivo de prevenir roubo, ataque de quadrilhas e invasão de garimpeiros. As ações de segurança vão ser feitas em cidades onde há mineral de grande valor.

O ministro interino da Justiça, Ricardo Cappelli, destacou que o acordo é importante para dar segurança ao setor mineral do país. Cappelli falou sobre a importância do setor para a economia do Brasil.

“O setor representa boa parte da balança comercial brasileira e tem importância estratégica para a economia do país. E quando estabelecemos essas parcerias, estamos, do ponto de vista do Ministério da Justiça , auxiliando no desenvolvimento porque a segurança faz parte da questão do desenvolvimento”.

O diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Romano Costa, explica que vão ser feitos simulados para que a população saiba como agir em casos de ataques de criminosos.

RELACIONADAS

+ Operação Samaúma: PRF prende 9 pessoas e apreende arma de fogo, munições, ouro e madeira  ilegal