O Brasil é pioneiro em incorporar o imunizante contra a dengue no Programa Nacional de Imunização do SUS (Sistema Único de Saúde). A imunização deve acontecer em todo Brasil a partir de fevereiro.


+
 Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O estado do Mato Grosso do Sul, considerado região prioritária, foi o primeiro a receber as doses. De acordo com o Ministério da Saúde, nos outros estados as doses serão disponibilizadas a partir de fevereiro.

A vacina Qdenga, será destinada a públicos e regiões prioritárias, no primeiro momento, pois, segundo o Governo, o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. 

A Pasta da Saúde informou que “a incorporação do imunizante foi analisada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) e passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação”.

“O Ministério da Saúde (MS) avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS”, explicou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

O MS informou também que “a segurança e a eficácia da vacina foram comprovadas por meio de dados técnicos e científicos” e, os testes apontaram uma redução de 90% nas hospitalizações.

A vacina foi aprovada pela ANVISA em março de 2023.

RELACIONADAS

+ Acre decreta estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue

+ AM reforça vigilância para prevenção e controle de dengue, zika e chikungunya

+ Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue ao SUS