O Governo Federal deve lançar, até fevereiro deste ano, o Programa Voa Brasil, que reduz o valor das passagens de avião a R$ 200 para aposentados e alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

A informação foi dada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ele destacou que as passagens poderão ser compradas após o anúncio do Programa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A gente está trabalhando para que já no começo de fevereiro, aquele que entrar no site do Voa Brasil vai ter acesso à disponibilidade da compra de passagem. Por isso que a gente quer já no dia do anúncio do presidente, possivelmente na primeira quinzena de fevereiro, a gente já poder ter isso pronto para já o brasileiro, o aposentado e o aluno do Prouni ter acesso ao programa”, disse.

Em março do ano passado, o então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou o Programa, mas deixou a Pasta sem lançar o projeto.

Costa Filho assumiu o ministério em setembro de 2023 e, em dezembro, disse que a iniciativa começaria em 2024.

Mais de 20,8 milhões de aposentados do INSS, que ganham até dois salários mínimos, serão beneficiados pelo Programa e cerca de 600 mil estudantes do ProUni também poderão adquirir as passagens por meio do Voa Brasil.